Nesta terça feira a presidente Dilma Rousseff anunciou 34 projetos de mobilidade urbana que devem receber investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), fatia da Mobilidade Grandes Cidades. Entre eles, três vão beneficiar diretamente a cidade de São Paulo: A linha 18 – Bronze do Metrô, um monotrilho que vai ligar a capital até São Bernardo do Campo, no ABC, a revitalização dos corredor de ônibus na Avenida Inajar de Souza e a construção de outra via exclusiva de 12 km, entre Capão Redondo e Vila Sônia. No entanto, nenhuma nova linha de metrô tradicional terá verbas do governo federal.
A nível estadual, o PAC prevê investimentos para mais 3 projetos: um em Campinas, outro em Guarulhos (programas de mobilidade) e um terceiro em São Bernardo(Ligação Leste-Oeste). “Reaprendemos a atuar em parceria de forma extremamente republicana, não olhando qual é a participação, a posição política, qual é a nossa visão de mundo, mas, enfim, nos relacionando como líderes”, disse a presidente.
A nível Brasil: Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Manaus, Goiânia, São Luís, Belém, Maceió, Campo Grande, João Pessoa, Teresina, Natal e Nova Iguaçu (RJ) deverão ser contemplados com recursos do PAC que prevê R$ 32 bilhões na construção de mais de 600 quilômetros de corredores de ônibus, 380 estações e terminais de coletivos, 200 quilômetros de linhas de metrô e na compra de mil veículos sobre trilhos.
Expresso ABC e Corredor Itapevi – Butantã ficam de fora
O Governo estadual bem que tentou, mas o corredor de ônibus entre Itapevi e Butantã e o Expresso ABC, um trem que ligará Mauá à Estação da Luz ficaram de fora dos investimentos do PAC. o Governo Federal alega que os projetos foram rejeitados em discussões técnicas em abril do ano passado, e que eles foram recusados por questões de definição de prioridades, uma vez que os investimentos devem abranger outros Estados, além de São Paulo.
Por Renato Lobo, com as informações de Agência Estado