A Bombardier, empresa que fornecerá os Monotrilhos para Linha 2 – Verde, irá iniciar a produção das composições neste mês. Segundo publicação da Revista Ferroviária, o presidente da Bombardier no Brasil, André Guyvarch, diz que a empresa realizará uma solenidade no dia 13/04 para inaugurar a fábrica de monotrilhos, em Hortolândia, no interior de São Paulo.
A empresa deve fornecer 54 trens de sete carros, sendo que 27 irão operar no trecho entre Vila Prudente e São Matheus e os outros 27 no trecho entre São Mateus e Cidade Tiradentes, na zona leste da cidade. Os monotrilhos serão de alta capacidade, podendo transportar até 48 mil passageiros por hora/sentido. As composições terão velocidade média comercial de 35 km/h sendo que poderão chegar até 80 km/h. Serão 90 segundos de intervalo entre trens e capacidade para transportar 1.000 passageiros por veículo. É previsto no prolongamento da Linha 2-Verde uma demanda diária de 550 mil passageiros por dia.
O primeiro trecho entre Vila Prudente e Orátorio deve ficar pronto no ano que vem, e até 2014 o Monotrilho chegará em São Mateus. A linha deve atingir o Hospital Cidade Tiradentes em 2016.
Por Renato Lobo | Imagem de Eduardo Ganança