CPTM

Trem que ligará a capital até o Aeroporto de Cumbica deverá correr em via elevada

O Governo do estado de São Paulo promete para 2014, um trem no padrão metropolitano que ligará o aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos Governador André Franco Montoro, bem conhecido como Cumbica até a estação Engenheiro Goulart, na linha 12 – Safira da CPTM que fará a ligação com o sistema metroferroviário de São Paulo. O consórcio EPC Linha 13 foi homologado pelo governo do Estado para desenvolver os projetos básico e funcional da nova linha da CPTM, a um custo de cerca de R$ 22,2 milhões.

O ponto final da Linha deverá ser em uma estação a ser construída no mesmo nível da área de embarque para os aviões, no segundo andar do aeroporto. Segundo informações do “Jornal da Tarde” a concepção do trajeto ainda é preliminar, e está sujeita a alterações, mas, de acordo com Jurandir Fernandes, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, os trilhos deverão chegar ao aeroporto em uma via elevada.

Segundo ainda a reportagem, a intenção do governo é construir a estação sobre uma parte do estacionamento. Essa área deve ser cedida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero), esta que não confirmou se vai ceder o espaço.

Nove dos onze quilômetros previstos para o ramal Jade devem ser em uma via elevada. Essa foi a escolha para superar obstáculos no caminho. “(O trem) sai da (Estação) Engenheiro Goulart e tem que se elevar logo para passar o Rio Tietê, a Dutra, a Ayrton Senna e uma série de viadutos. Depois, em vez de baixar ao nível do solo, uma das hipóteses é que ele continue elevado”, contou Fernandes.

A estrutura pode acompanhar o traçado da Rodovia Hélio Smidt, e ser montada ao lado do Rio Baquirivu-Guaçu. Ao todo, 120 mil pessoas deverão ser transportadas por dia na Linha 13, que custará R$ 1,2 bilhão. Serão três estações: Engenheiro Goulart, Parque Cecap e Aeroporto. No futuro, o governo planeja estender a linha nas duas pontas. Na capital até a estação Brás e em Guarulho em direção ao bairro dos Pimentas.

Por Renato Lobo, com as informações de Jornal da Tarde

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus