A Prefeitura e o governo do Estado de São Paulo buscam uma maneira de acelerar as obras do metrô em São Paulo para a construção de 90 km de linhas até 2018, que serão somados aos 74 km existentes e mais os quase 30 que estão em construção, totalizando cerca 200 km até quase o final de década.
Segundo a Agência Estado, deve ser assinado um convênio com o governo espanhol para que as empresas Metro Madrid, Renfe e Aves – responsáveis pelo sistema de transporte por trens em Madri – participem do plano metropolitano, que prevê investimentos de R$ 60 bilhões até 2018.
O Portal Via Trolebus fez um levantamento do quais seriam estas linhas que estariam na rede metroviária de cerca de 200 km. 74 km corresponde as linhas atuais: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4 -Amarela e 5 – lilás, subindo para cerca de 100 km quando as obras da expansão da Linha 5 – Lilas até Chácara Klabin, extensão da Linha 2 – Verde até São Mateus e primeiro trecho da linha 17-Ouro. Os outros 90 km seriam além das conclusões destas obras, parte das futuras ligações metroviárias que ainda não foram anuncias oficialmente pelo Governo:
– Linha 6 – Laranja: Bandeirantes – Cidade Líder = 34,1 Km;
– Linha 15 Branca: Vila Prudente – Dutra = 14,4 km;
– Linha 18 – Bronze: Tamanduateí – Alvarenga= 20 Km;
– Linha 19 – Celeste: Cecap – Água Espraiada= 25,9 km;
– Linha 20 – Rosa: Lapa – Moema = 12,3 Km;
Antes que você se empolgue com uma possível nova linha de Metrô em seu bairro em um futuro não tão distante, lembramos que estes trajetos são sempre revistos pelos funcionário que cuidam desta parte do Metrô. Só para se ter uma ideia, a Linha 6 – Laranja tinha em 2007 uma proposta diferente da conhecida hoje, apenas 5 anos de diferença. Outro banho de água fria é que do momento em que se decidi construir uma nova linha para o ínicio das obras, levam-se anos devido a burocracia de nosso país.
Por Renato Lobo