Na semana em que foi instituída a restrição de caminhões na Marginal do Tietê, a capital paulista registrou o maior índice de congestionamento do ano, com 125 quilômetros de ruas e avenidas com trânsito carregado às 10h30 de terça feira. De acordo com a CET o motivo, claro, foi o excesso de veículos.
Só as marginais acumulavam mais de 44 quilômetros vias congestionadas, que começava na pista expressa da Marginal do Pinheiros, sentido Interlagos, na Ponte Cidade Jardim, na zona sul, e seguia pela Marginal do Tietê até a Ponte das Bandeiras, na zona norte. As pistas local e central da Marginal do Tietê também registravam trânsito carregado entre a Rodovia Castelo Branco e Rua Brazelisa Alves de Carvalho. Às 10h51, a cidade registrava 159 quilômetros de lentidão.
Nota-se que mesmo com o esforço feito pelo Governo em construir novas pistas das marginais, nova asa do Rodoanel e restrições a caminhões, essas medidas são pensadas primeiramente para beneficiar o transporte individual: Os carros que são os grandes vilões da poluição. Acontece que tais ações não crescem no ritmo da entrada de veículos em São Paulo. O Transporte Público ainda é a melhor opção, mas este não recebe tanto investimento quanto o transporte individual.
Por Renato Lobo