Mobilidade Urbana

Kassab culpa gestões anteriores ao caos no transporte público

Em palestra realizada nesta terça-feira na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), e com um certo tom de despedida, o prefeito da cidade de São paulo, Gilberto Kassab atribuiu os problemas de mobilidade urbana as gestões anteriores: “Eu sinceramente não tenho ideia por que São Paulo não tem metrô. Não vou desmerecer quem fez, mas 70 km é muito pouco. (…) Eu sinceramente nem tinha nascido (quando as obras do metrô começaram), não sei se foi lobby da indústria automobilística, lobby das indústrias de ônibus ou se foi incompetência mesmo, porque naquela época não foi feito metrô”, afirmou o prefeito, que após a palestra ressaltou que a crítica não se refere à gestão do PSDB no governo. “Pelo contrário. Estava falando de 50, 60 anos atrás”.

Claro que mais linhas de Metrô são essenciais para a cidade, mas não é apenas Metrô que vai resolver o problema de mobilidade em São Paulo. Para recordar:

– Prometeu 66 km de corredores exclusivos para ônibus. Nenhum foi entregue;

– Prometeu entregar nove terminais, apenas o de Campo Limpo foi entregue;

– Prometeu 142 Km de vias Cicláveis. Entregou alguns kms de ciclofaixa que servem para lazer;

Na campanha para prefeitura de São Paulo, Kassab foi bem claro de que faria corredores de ônibus “como eles devem ser”. No entanto até agora nenhum dos 66 km prometidos saiu do papel. Agora o prefeito de São Paulo corre contra o tempo. Até abril, a prefeitura lançará licitação estimada em R$ 2 bilhões para obras de transporte: quatro novos corredores -mais a reforma de dois-, cinco terminais e duas rodoviárias intermunicipais.

Mesmo que fosse possível concluir as obras em 2012, Kassab não atingiria sua própria meta de criar 66 km de corredores de ônibus. Os quatro novos somam 39,3 km.

Pesquisa do Datafolha realizada no início de março revelou que apenas 26% aprovam a gestão atual, enquanto 37% a consideram regular e 36% a avaliam como ruim ou péssima.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus