Governo cortou 40% dos investimentos na Linha 9 da CPTM

De acordo com publicação do Jornal “Folha de São Paulo” a linha 9 – Esmeralda teve o investimento 40% menor em 2011 no comparativo com 2010. Enquanto isso o ramal que liga Osasco até o bairro do Grajaú, extremo sul de São Paulo teve crescimento de 49% na quantidade de passageiros transportados nos últimos 12 meses.

Os dados, feitos com base em levantamento da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), indicam que foram destinados a ela, no ano passado, R$ 203 milhões. Em 2010, a cifra havia sido de R$ 124 milhões. O orçamento deste ano prevê uma nova queda de 40% os investimentos.

A Linha esmeralda vem tendo destaque na mídia por suas contantes falhas. Tanto que o próprio governador Geraldo Alckmin veio a público anunciar que o rmala será fechado aos domingos para que passar por revisão no sistema elétrico – a pane no fornecimento teria sido a causa principal de duas panes ocorridas na semana passada. A CPTM informou que as paralisações começam a ser feitas no próximo domingo, dia 25 de março.

A CPTM informou ao jornal que não houve corte nos recursos, mas sim contingenciamento de 20% das verbas determinado por Alckmin. A companhia negou ao jornal haver defasagem entre a quantidade de passageiros transportados e os recursos destinados para o ramal.

Atualmente a linha toda carrega 2,7 milhões de usuários ao dia. Até 2014, a demanda prevista é de 3,5 milhões. Para fazer frente a essa demanda, está em curso um projeto de modernização que deverá ser concluído em 2014, ano da Copa do Mundo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus