A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) publicou em seu site oficial que, com o objetivo de agilizar a execução do plano de investimento das obras de modernização em curso, em breve a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) deixará, temporariamente, de prestar serviço aos domingos. Até o momento, as obras estavam sendo realizadas durante a noite, no período entre 00h30 e 3h30, e em fins de semana, adequando os intervalos da circulação dos trens, o que prolonga o prazo de conclusão.
A Companhia está desenvolvendo o cronograma de trabalho e os usuários serão informados com antecedência sobre o período em que a linha não prestará serviço aos domingos.
O ramal esmeralda embora não seja o maior da CPTM nem em tamanho nem em número de passageiros, tem chamado a atenção na malha ferroviária por dois motivos: as constantes panes – só anteontem foram duas – e o expressivo aumento do número de usuários. A linha hoje transporta cerca de 400 mil pessoas por dia, 46% a mais do que ocorria há um ano.
Por Renato Lobo