CPTM Metrô SP

Acidentes com passageiros no Metrô vira caso de Justiça

Em média, um passageiro por dia deixa as composições do Metrô ou da CPTM com algum ferimento. No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública registrou 393 casos de lesão corporal.

Segundo reportagem publicada no jornal “O Estado de São Paulo“, a companhia do Metrô foi condenada a pagar indenização de R$ 30 mil a uma passageira ferida durante o embarque na Estação Corinthians-Itaquera, na Linha 3-Vermelha. A mulher caiu no vão entre a plataforma e o trem. Em outra ação, a concessionária ViaQuatro responsável pela operação da Linha 4-Amarela, é processada por uma usuária por ter sofrido aborto de gêmeos após uma queda na Estação Paulista.

O Metrô rebate dizendo em nota que, “para atender a grande concentração de pessoas que circulam nos horários de pico, o Metrô adota estratégias operacionais específicas, como a Operação Plataforma” e o Embarque Preferencial, para idosos, grávidas e pessoas com mobilidade reduzida em estações mais cheias. A empresa diz também emitir, “de forma constante, mensagens sonoras nas estações e trens” sobre “o uso seguro do sistema”, além de criar campanhas para incentivar “o respeito entre os usuários”.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus