Mobilidade Urbana

Cidades do interior paulista criam lei que proíbe música alta em ônibus

Os passageiros de Sorocaba e Votorantim podem ter mais paz e sossego ao andar de ônibus. Isto por que foram aprovadas leis que proíbem o uso de aparelhos sonoros que possam causar incomodo. Em Sorocaba os infratores poderão ser punidos com multa administrativa de R$ 50 e terá que desembarcar do ônibus.

De acordo com a Urbes, empresa responsável pelo trânsito em Sorocaba, várias reclamações quanto ao desconforto causados pelo som alto foram registradas em 2011. Lá dos 389 veículos que rodam pela cidade, 125 possuem rádios instalados por solicitação dos próprios motoristas.

Já em Votorantim, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade, e agora aguarda a sansão do prefeito. Caso vire lei, a utilização de aparelhos de som, telefones celulares ou qualquer tipo de equipamento sonoro só será permitida com o auxílio de fones de ouvido. Os infratores serão alertados a desligar o aparelho e, em caso de descumprimento, receberão multa no valor de R$ 286,66.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus