Dos 76 km de faixas criadas para as bicicletas, apenas 20% deles dizem respeito à infraestrutura específica para ciclistas. Os outros 80%, que são os 45 km de ciclofaixas de lazer, contados em dobro por terem dois sentidos, funcionam apenas nos fins de semana e não são voltadas a transporte. Além disso, há 15 km de ciclorrotas no Brooklin – vias locais, com sinalização alertando para tráfego de bicicletas. As únicas exceções são as ciclovias da Radial Leste (12 km) e a Marginal do Pinheiros (18,8 km).
Sobra para o ciclista ter que dividir o espaço com os outros veículos, estes que nem sempre são educados o suficiente para compartilhar a pista com as bikes.
São Paulo tem 55,3 km de ciclovias e ciclofaixas permanentes. Esse número representa apenas 10,5% dos 522 km que foram planejados nos últimos anos – quantidade similar ao que já existe hoje em cidades como Londres, Paris e Amsterdã. De acordo com a Prefeitura, outros 55 km de novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas estão sendo projetados.
Por Renato Lobo