Mobilidade Urbana

Prefeitura de SP anuncia mais investimentos em favor do transporte individual

A prefeitura de São Paulo pretende estender a margem direita da Marginal do Pinheiros, sentido zona sul, em 8 quilômetros de pista na região de Interlagos. Segundo reportagem da Agência Estado, o prolongamento faz parte do novo plano viário apresentado pela Prefeitura para desafogar o trânsito local, ou seja, os carros. Com investimento previsto em R$ 1,8 bilhão, o projeto lista ainda outras nove intervenções em vias próximas, como as Avenidas Guarapiranga, Cachoeirinha e M’Boi Mirim, em um prazo de quatro anos.

A extensão começa na Avenida Guido Caloi, na altura da Ponte Transamérica. Para esse ponto, estão programadas três novas faixas de tráfego, além de uma ciclovia com 3 metros de largura até a Ponte Vitorino Goulart da Silva, já nas proximidades do Autódromo de Interlagos. O conjunto ainda prevê uma nova ponte sobre o rio e outra sobre um dos canais da Represa do Guarapiranga.

Em contra partida, para o consultor Horácio Augusto Figueira, o principal reflexo da ampliação da via será a atração de mais carros para a região – e, com eles, obviamente mais trânsito. “O usuário de ônibus, do trem que circula na Marginal, poderá optar por utilizar o automóvel. E os carros que usam outras rotas também devem migrar. O congestionamento, que já é pesado, tende a aumentar”, avalia.

E os corredores de ônibus prometidos na atual gestão, estes parecem que ficaram só na promessa.

Por Renato Lobo, com as informações de Agência Estado

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus