Mobilidade Urbana SPTrans

Multas para motoristas de ônibus sobem 29%

Os Motoristas de ônibus receberam mais multas por infrações, segundo dados da SPtrans. Falar ao celular foi a infração que mais rendeu multas em 2011. Foram 7,8 mil infrações – cerca de uma por hora, e 18% a mais do que as 6 mil aplicadas ao longo do ano anterior.

Já os infratores que conduzem os ônibus colocando em risco a segurança dos passageiros e terceiros, o que inclui desrespeitar o farol vermelho desrespeitar o farol vermelho somam 7,3 mil multas no ano passado, 22% acima do registrado em 2010. Falta de cinto de segurança (3,5 mil autuações) e excesso de velocidade (2,6 mil multas) aparecem em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Em 2011 a São Paulo Transportes aplicou cerca de 196 mil autuações, 29% mais do que as 152 mil de 2010. Em média, a cada três minutos um motorista foi autuado em São Paulo. A cobrança é enviada para as empresas que, em geral, repassam o prejuízo para os funcionários.

Ônibus sobe em carro na zona sul

Um acidente entre um ônibus e um carro deixou 2 mortos e 2 feridos na tarde desta terça-feira (28) na Zona Sul de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a colisão aconteceu pouco antes das 14h, na Avenida Vereador José Diniz, no Campo Belo. Segundo o delegado, o tacógrafo do ônibus indicava que no momento da colisão com o ASX Mitsubishi que atravessava a avenida estava a 50 km/h. “Há marcas na pista indicando que houve cerca de 20 metros de frenagem (por parte do ônibus) e de outros nove metros de arrasto (após a colisão), em um total de 29 metros. Isso indica que o ônibus estava em velocidade bem acima dos 50 km/h, que é o limite no corredor de ônibus. Mas esses dados devem ser confirmados pelo laudo pericial”, diz Carvalho.

Testemunhas afirmam que o coletivo atravessou o cruzamento quando o semáforo estava desligado.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus