CPTM

Linha 10 da CPTM fica no Brás e ponto final

Nesta noite de segunda feira ocorreu a tão aguardada audiência pública da CPTM com os insatisfeitos moradores do ABC que querem o ponto final da Linha 10 – Turquesa de volta a Luz. Desde Agosto do ano passado a empresa cortou o ramal da estação Luz, oque causou a indignação de muitos usuários.

Segundo informações do Blog Ponto de Ônibus, do jornalista Adamo Bazani, a empresa não vai voltar atrás, e o ponto final permanece na estação Brás. De acordo com o Blog, o presidente da Companhia, Manuel Bandeira tentou justificar o encurtamento da linha dizendo que a medida foi para a segurança dos passageiros já que a Estação da Luz está sobrecarregada. A Estação da Luz começou a receber no ano passado a demanda dos passageiros da linha 4 Amarela do Metrô, que parte do Butantã, na zona Oeste da Capital Paulista.

Num longo prazo, Manuel Bandeira disse que devem ocorrer inovações na linha 10 Turquesa, como a reforma de estações, e novos trens com 8 carros cada. O presidente da empresa prometeu ainda reativar a estação Pirelli, em Santo André, por conta de novos empreendimentos no local, como torres de escritórios e residenciais no chamado Espaço Pirelli. Manuel Bandeira disse que a linha 10 Turquesa será prolongada para a futura estação Bom Retiro, na região central de São Paulo.

E o Expressso ABC e a nova luz?

Muito pouco, ou quase nada foi falado sobre dois projetos que agradariam gregos e troianos. O Expresso ABC, que terá seu ponto final na luz, e mais adiante até a Barra Funda, como afirmou o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o projeto de contrução de uma nova estação na luz, com mais plataformas que comportaria as 3 linhas (7-Rubi, 10-Turquesa e 11 -Coral) com o conforto para o usuário. Lamentável…

Por Renato Lobo | Foto: Blog São Paulo Trem Jeito

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus