CPTM

Governo diz que só metade das Linhas da CPTM terão redução de intervalo para 3 minutos

Antes prometido para 2014, agora o Governo de São Paulo já admite que nem todo o sistema de trens metropolitanos poderá ter o intervalo reduzido para 3 minutos. O Governador Geraldo Alckmin, em entrega de 4 trens novos para a Linha 8 – Diamante, contou em entrevista coletiva que até o ano da copa do mundo, metade dos ramais da CPTM terão o intervalo de 3 minutos. Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a meta do governo são 3 linhas com este novo intervalo. Jurandir contou ainda que atualmente o Expresso Leste, em alguns horários já conta com intervalo na ordem de 4 a 4 minutos e meio.

As autoridades explicaram que para conseguir a redução total nas 6 linhas administradas pela Companhia, terão que chegar mais composições novas. Só para 2012 são esperadas mais 36 trens.

Na gestão passada do ex-governador José Serra, foram contratadas empresas que fariam a troca da sinalização, oque é crucial para esta redução de intervalo. As Linhas 8, 10 e 11 deverão ter o CBTC, mesmo sistema presente na Linha 4 – Amarela, e que está em implantação nas Linhas 1, 2 e 3 do Metrô. As Linhas 7, 9 e 12 terão o ATC.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus