Metrô SP

Estações da Linha 6 – Laranja podem ter elevadores no lugar de escadas rolantes

O Metrô estuda uma alternativa para o acesso dos passageiros às plataformas das futuras estações da Linha 6 – Laranja, que quando estiver totalmente concluída vai ligar a rodovia dos Bandeirantes até a Cidade Líder, na zona leste da capital paulista.

O presidente do Metrô, Sergio Avelleda, contou em encontro com blogueiros que a companhia estuda instalar nas estações de maiores profundidades, uma série de elevadores para conduzir os passageiros da superfície para a plataforma. Tudo por que é previsto que algumas estações sejam cerce de 65 metros abaixo da superfície. Se nestas estações fossem usadas escadas rolantes tradicionais, o usuário demoraria cerca de 20 minutos da entrada do edifício até o interior do trem.

O ramal que terá sua primeira fase do Bairro da Brasilândia até a estação Água Branca, percorrerá um trajeto cujo a topografia é cheia de aclives e declives, sem contar que a linha deve passar por baixo do Rio Tietê. Avelleda explicou que a linha, como nas outras deve seguir uma média de profundidade. Atualmente o Metrô adota 4% nas rampas, mas este porcentagem também esta sendo discutida.

Segundo Avelleda, 3 empresas mostrara-se interessadas no projeto de modelagem financeira e jurídica para a obra da linha 6-laranja, que será construída por meio de uma PPP (Parceria Público-Privado).

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus