Mobilidade Urbana

Transporte rápido: os sonhos dos paulistanos para 2040

Um pesquisa feita pelo projeto SP2040, divulgada esta semana pelo jornal “O Estado de São Paulo” mostra que o paulistano quer no futuro uma cidade com transporte rápido e trânsito livre. Além disto, quem mora na terceira maior cidade do planeta quer voltar a viver em harmonia com os rios que cortam a capital – sobretudo o Pinheiros e o Tietê. Pelo menos essas foram as duas prioridades mais votadas no questionário respondido por 25,3 mil pessoas.

Segundo o jornal,  a pesquisa trata-se de uma etapa do plano de desenvolvimento urbano criado pela Prefeitura em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) – começou em setembro e teve os resultados divulgados nesta quinta-feira (12). A pesquisa indica que os moradores de São Paulo querem um cidade fluida, principalmente quando se trata de mobilidade urbana (25%), sustentável (20%) e justa (15%).

Os principais projetos desejados, que ajudariam a atingir tais objetivos, são a “cidade de 30 minutos” (20,1%) – em que o tempo médio de qualquer deslocamento dentro da capital duraria no máximo meia hora -, o “rios vivos” (19,9%), de revitalização dos córregos urbanos, e o “comunidades” (17%), de urbanização e acesso a cultura e lazer em qualquer ponto da cidade, inclusive favelas.

A maior parte dos participantes respondeu ao questionário pela internet: foram 12.654 formulários preenchidos. Em seguida, vieram as respostas dadas em tablets distribuídos em pontos fixos da cidade. Também foram ouvidas pessoas em grandes aglomerações, como parques, terminais do Metrô e da CPTM, além de aeroportos e Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus