São Paulo renovou 80% de ônibus desde 2005, mas coletivos ainda não têm prioridade no trânsito

Os números são da Secretaria Municipal de Transportes e da SPTrans. No total, 12.037 novos veículos foram incluídos entre janeiro de 2005 e dezembro de 2011. Segundo dados, entre 2009 e 2011, 4.534 veículos novos foram entregues à população, o que corresponde a 30% de toda a frota, atingindo a meta da Agenda 2012, que previa a substituição de 25% dos ônibus da Cidade entre 2009 e 2012, ou aproximadamente 3.700 veículos.

A renovação da frota também aumentou o número de ônibus acessíveis disponíveis à população com mobilidade reduzida. Em janeiro de 2005, eram 297 veículos com algum tipo de acessibilidade, enquanto atualmente são 7.490, o que corresponde a 49,9% do total e um acréscimo de 2.421% no período.

Segundo ainda a SPTrans, apesar de a meta para 2012 já ter sido atingida, a renovação da frota continuará sendo realizada durante o ano, aumentando ainda mais o número de ônibus acessíveis na Cidade, já que desde 2009 todo veículo novo incluído no sistema deve conter algum tipo de acessibilidade, seja com rampa ou elevadores. É esperado também para 2012 pelo menos 78 novos trólebus.

Ônibus ainda não é prioridade

Segundo a empresa, os modelos mais modernos de ônibus também são maiores, aumentando a capacidade de transporte do sistema e o conforto dos passageiros. A substituição dos veículos, aliada ao programa de reorganização de linhas que a SPTrans vem implantando na Cidade, diminui o número de linhas sobrepostas nos grandes corredores, sem perda de qualidade aos usuários e melhorando a operação de todo o sistema viário da capital. Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2011, o acréscimo na oferta de lugares foi de 5%, enquanto o número de passageiros transportados avançou 3% no mesmo período. Claro que ainda o ônibus não é tratado como prioridade no caótico trânsito de São Paulo. A Atual gestão deixou de construir os prometidos corredores para os coletivos, ou seja: Ônibus velho ou novo fica preso no trânsito com os milhares de carros.

Por Renato Lobo, com as informações de SPtrans

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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