Metrô SP

Obras da Linha 6 – Laranja só começam no ano que vem. Linha teve mudanças devido a bens históricos

Após recomendação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), o Metrô fez algumas alterações no traçado da futura Linha 6 – Laranja, que devem ter as obras iniciadas somente em março de 2013. São dois sobrados do início do século passado ocupando os números 1.512 e 1.523 da Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Eles vão virar entrada da estação e terão sua fachada restaurada às formas originais. São quase 30 bens históricos no caminho da futura Linha.

É o caso das futuras Estações Bela Vista e São Joaquim, na região central. Os acessos de ambas tiveram de ser repensados depois que se constatou que eles afetariam imóveis tombados. Uma dessas edificações, diz Mauro Biazotti, diretor de expansão e planejamento do Metrô, fica no número 708 da Rua Rui Barbosa. “No projeto inicial, ele seria utilizado para a construção da Estação Bela Vista, ou seja, o imóvel seria demolido.”

“Os usuários vão entrar pelos imóveis. Em um deles hoje há um bar”, diz Alfredo Nery Filho, gerente de concepção de arquitetura do Metrô.

Segundo ele, as edificações estão descaracterizadas. “Poderíamos redesenhar o acesso e não usar esses imóveis. Mas, como o Conpresp tinha interesse em recuperá-los, decidimos usá-los e restaurá-los conforme a técnica exigida pelo órgão de proteção”, explica.

Na Estação São Joaquim, que será integrada à parada da Linha 1-Azul que já existe, um conjunto de habitações tombadas nos números 34, 36, 44 e 46 da Rua Pirapitingui fez com que o Metrô tivesse de reconfigurar a futura entrada.

“Revimos o projeto do acesso e o diminuímos o máximo possível para poder preservar esses imóveis”, explica Nery Filho. Diferentemente dos sobrados da Brigadeiro, o casario não será desapropriado. Sua preservação dependerá exclusivamente do proprietário.

As obras devem começar em março de 2013. A abertura do primeiro trecho, entre Brasilândia e Água Branca, deve ocorrer em 2016. Já o resto, até São Joaquim, em 2020.

Por Renato Lobo, com as informações de Jornal da Tarde

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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