A EMTU vai adquirir mais 3 ônibus movidos a Hidrogênio, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Consórcio que desenvolve o Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, coordenado pela EMTU/SP. As empresas firmaram contrato para aquisição de mais três unidades, a um custo unitário de cerca de US$ 1 milhão. Os 3 ônibus entraram em testes assim como o primeiro que opera em caráter experimental desde 2009.
Segundo a EMTU, os novos ônibus a hidrogênio terão um índice de nacionalização superior ao protótipo já testado. O destaque é o motor elétrico de tração, que passará a ser fabricado no Brasil. Continuam importados as células a hidrogênio, as baterias auxiliares de tração e os tanques de armazenamento de hidrogênio a bordo.
Os ônibus terão portas dos dois lados, podendo operar tanto pela porta direita como pela esquerda, no caso de corredores onde as operações de embarque e desembarque são realizadas nas plataformas centrais (por exemplo, a extensão Diadema – São Paulo do Corredor ABD).
Este tipo de veículo não emiti qualquer poluição, liberando no meio ambiente apenas vapor de água.
Por Renato Lobo