As empresas que operam o sistema metroferroviário na grande São Paulo devem liberar, em regime de teste, o transporte de bicicletas nas escadas rolantes de suas estações, apenas na subida, a partir do dia 4 de fevereiro (sábado). As equipes operacionais do Metrô e da CPTM irão avaliar a adaptação por parte dos usuários e dos ciclistas.
Recentemente, o presidente do Metrô, Sergio Avelleda recebeu manifestações de ciclistas reportando dificuldades no transporte das bicicletas e prontificou-se a realizar estudos para solucionar a questão.
Após tais estudos, a empresa chegou a conclusão de que a subida na escada rolante pode ser feita com segurança (freios acionados e mantendo distância dos demais usuários). No sentido de descida das escadas rolantes, o transporte das bicicletas não será liberado, pois requer maior esforço e habilidade do ciclista para garantir a própria segurança e a dos demais usuários.
As bikes são liberadas aos sábados, das 14h até o final da operação. Nos domingos e feriados, elas são liberadas durante todo o período comercial. O Metrô também autoriza o acesso de bicicletas, de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, sempre no último carro de cada trem, respeitando-se o limite de quatro por viagem.
Por Renato Lobo