Metrô SP Mobilidade Urbana

Ah vá! Governo de SP quer antecipar a construção da rede de metrô de 2025 para 2018!

Continua os planos do Governo do Estado de São Paulo para a expansão do sistema metroferroviário da região metropolitana de São Paulo, pelo menos no papel. A ultima saiu no jornal “O Estado de São Paulo”, onde segundo a reportagem o Governo quer antecipar a rede prevista para 2025, já em 2018.

Segundo o vice-governador, Guilherme Afif Domingos, a carteira de parcerias público-privadas (PPPs) do Estado de São Paulo prevê investimentos de R$ 25 bilhões até 2015. Há, pelo menos, 13 projetos aprovados com estudos em desenvolvimento. Boa parte deles envolve um setor crítico de São Paulo: a mobilidade urbana.

Ao todo serão mais 120 quilômetros de rede de Metrô para 2018. “O que não fizemos em 40 anos podemos fazer em oito”, diz o vice-governador. A ideia é elaborar projetos que criem competição com o carro, hoje um dos principais meios de locomoção do paulista.

Trens Regionais

Nessa linha, o Estado planeja quatro trens expressos na região metropolitana e no interior. O ponto de partida será sempre a estação paulistana da Água Branca. Dali sairão trens com velocidade entre 160 km e 180 km por hora para Jundiaí e Campinas; Guarulhos e São José dos Campos; São Roque e Sorocaba; e Baixada Santista. Juntas, essas linhas vão somar 400 km de trilhos e investimentos de R$ 16 bilhões. A dúvida é se alguns trechos não vão ser inviabilizados pelo projeto federal do trem-bala, entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Por Renato Lobo, com as informações de “O Estado de São Paulo”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus