CPTM EMTU Metrô SP Monotrilho Trólebus

2012. Oque esperar para os transportes públicos?

Nos transportes sobre trilhos, não esta previsto a inauguração de nenhuma estação ou Linha de Metrô, Trem ou Monotrilho. O Governo do Estado deve continuar a tocar as obras do Monotrilho da Linha 2 – Verde entre Vila Prudente e Oratório e mais tarde até São Mateus, as obras da Linha 5 Lilás entre Largo 13 e a estação Chácara Klabin. Estão previstos também os inícios das obras da Linha 17 – Ouro, um Monotrilho que vai ligar o aeroporto de Congonhas, a estação Jabaquara da Linha 1 – Azul, a estação Morumbi da CPTM e a estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 – Amarela. Se o governo comprir o prometido, começam também as obras da Linha 6 – Laranja, inicialmente entre a Brasilândia e a estação São Joaquim.

Há dotação orçamentária este ano para a Linha 15 – Branca (R$ 81 milhões) para gastos com elaboração de projetos e execução de desapropriações. O ramal metroviário será a continuação da Linha 2 – Verde entre Vila Prudente e Dutra.

O Governo Paulista em breve implantará o BOM, onde os usuários poderão utilizá-lo em toda a rede. A economia do cidadão que utiliza de forma conjunta os dois sistemas diariamente (Metrô/CPTM X EMTU) chegará a R$ 84,60 por mês, de acordo com o Governo.

Para 2012 também é esperado a operação dos ônibus elétricos entre Piraporinha e Jabaquara. A eletrificação foi concluída no ano passado.

Na cidade de São Paulo são esperados 78 novos trólebus que já estão na linha de montagem. A prefeitura deve intregar os 8 primeiros já neste mês

Por Renato Lobo

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus