Mobilidade Urbana

Projeto de lei pode tirar 15 mil cobradores dos ônibus de São Paulo

Projeto apresentado nesta quarta feira (07) em São Paulo, prevê o fim dos cobradores de ônibus. Um dos argumentos para a ação é por que, segundo a prefeitura, apenas 8 % da população que anda de ônibus paga efetivamente a passagem. O restante faz o uso do Bilhete Único.

Mas, representantes dos cobradores são contra o projeta e alertam para o grande número de desempregados que pode surgir com o fim da função. Os trabalhadores dizem também que a presença dos cobradores dá uma certa segurança no interior do ônibus. Um tanto quanto questionável, por que o que me consta, o cobrador não têm curso de segurança. Outra, que nos horários de menores movimentos não é raro ver o profissional fora do seu posto de trabalho…

Desde 2001 está em vigor uma lei que obriga que toda a passagem recebida em dinheiro seja feita pelo cobrador.

Por outro lado, temos o exemplos de outras cidades que aboliram o profissional, e a função foi incorporada pelo motorista. Neste caso, o veículo fica mais tempo parado no ponto de ônibus para recebimento da tarifa e entrega do troco da passagem.

Qual a sua opinião?

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus