Após grande polêmica sobre a transferência do ponto final da Linha 10 – Turquesa da Estação da Luz para a Estação Brás, oque causou irritação de alguns usuários, inclusive com protestos nas redes sociais, pela primeira vez a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos fala sobre a mudança:
A CPTM afirma que concluiu as obras de modernização das vias do lado sul na região da Luz e adota um novo modelo operacional para as Linhas 7 e 10 com o objetivo de atender aos 465.000 passageiros/dia que circulam na Estação Luz com maior segurança.
Segundo a companhia, dessa forma, os usuários da Linha 7, passaram a contar com uma plataforma exclusiva para o desembarque (plataforma 2) e outra para o embarque (plataforma 1), o que proporciona maior agilidade nas viagens e segurança.
A empresa diz ainda que no ramal do Abc, os intervalos foram reduzidos para 5 minutos e a estação Brás opera como terminal. Para seguir viagem rumo à Estação da Luz, a opção é usar os trens do Expresso Leste, na Estação Brás, onde também há transferência gratuita para a Linha 3-Vermelha do Metrô. Importante lembrar que na Linha 2-Verde, também há integração na estação Tamanduateí, o que permite ao usuário alcançar outros pontos de conexões da malha metroferroviária.
A CPTM finaliza o informativo aos blogs, ressaltando que a Estação Luz é um patrimônio histórico da cidade, restringindo a realização de transformações em sua arquitetura original.
Por Renato Lobo