SPTrans

No ônibus: Desliga este celular e vai ler um livro! Prefeitura lança programa de empréstimos de livros

Passageiros que passam pelos terminais Lapa e Mercado da capital Paulista, terão à sua disposição livros gratuitos distribuídos pelo programa De Mão Em Mão, iniciativa da Prefeitura de São Paulo.

A ideira venho de Bogotá, na Colômbia com a iniciativa Libros al viento, iniciada em 2004. Segundo a prefeitura, a proposta destas ações é que os livros circulem de mão em mão, isto é, que as pessoas compartilhem os livros retirados com outros leitores, criando uma rede informal de divulgação.

Após a leitura, as obras podem ser devolvidas nos próprios quiosques, a qualquer tempo, possibilitando o compartilhamento com outros leitores. Neste caso, funciona como um empréstimo, com a diferença de que não há controle formal de entrega e devolução. Cada pessoa poderá retirar um único exemplar.

Nesta primeira fase experimental, 20 mil exemplares de “Missa do Galo e outros Contos”, de Machado de Assis, serão distribuídos nos terminais de ônibus Mercado, na região central, e Lapa, na zona oeste. Os quiosques do programa funcionarão a partir do dia 22 de dezembro, todos os dias da semana, das 10h às 20h, com exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Atualmente, 72 mil pessoas passam diariamente pelo Terminal Lapa e 33 mil pelo Terminal Mercado.

Cada exemplar, além do texto literário, conta também com uma lista de endereços de bibliotecas municipais, pontos de leitura, bosques de leitura e ônibus-biblioteca, divulgando os serviços municipais de cultura.

Bom mesmo se os funkeiras desligassem seus celulares, e fizessem o uso dos livros…

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus