Os trens regionais que o Governo do Estado estão prometendo nem estão prontos, e já começam a brotar novos projetos de ligações ferroviárias entre cidades paulistas. Agora as ferrovias exclusivas para passageiros podem chegar a Piracicaba, 164 quilômetros da capital, e a Ribeirão Preto, a 336 quilômetros de São Paulo. Nos dois casos, as linhas sairão de Campinas, interior paulista.
Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, as composições poderão atingir a velocidade de máxima de 180 km/h, é uma média de 120 km/h. Mas estes trajetos terão que ser feitos por uma nova malha ferroviária já que as atuais além de transportarem carga, não comportam este tipo de trafego.
A primeira linha de trem regional será a de Jundiaí, um trem rápido com capacidade para 600 pessoas sentadas, deve sair da cidade e alcançar a estação Água Branca, na capital paulista, em 25 minutos, vencendo um percurso de 45 quilômetros. As obras devem começar no final de 2012. No trecho inicial, o trem vai aproveitar a área operacional da linha 7 da CPTM, até a região de Perus. Dali em diante a linha ganhará um novo traçado, eliminando as curvas. O preço da tarifa competirá com o das Linhas de ônibus. O custo estimado do projeto é de R$ 3 bilhões.
Por Renato Lobo