CPTM

Expresso Leste pode crescer nas duas pontas: Barra Funda – Suzano

O Expresso Leste pode crescer, isso por que a CPTM estuda leva-lo como terminal na estação Palmeiras Barra-Funda. De acordo com a secretaria de Transportes Metropolitanos, a Linha 11 – Coral saindo da Barra Funda proporcionaria mais segurança aos usuários, já que a estação possui plataformas mais amplas. Palavras do secretário Jurandir Fernandes contam que já no próximo ano isso será realidade.

Seria também uma alternativa para o passageiro que vêm da zona oeste e precisa ir para o extremo leste, sem precisar usar a entupida Linha 3 – Vermelha do Metrô. Mas, para isto a CPTM terá que comprar mais trens, e já estão previstos 9 unidades extras que estão sendo fabricadas pela Alstom (Série 9000). A primeira composição está prevista para chegar em Abril de 2012. Na outra ponta, o Expresso Leste vai chegar até Suzano.

Outro fator decisivo para a modernização da linha, é a troca do sistema de sinalização. A empresa já contratou o serviço para instalação do CBTC, no entanto não existe previsão para quando a Linha 11 – Coral vai operar com o novo sistema.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus