Metrô SP

Usuários de Redes Sociais se mobilizam para dar apoio ao presidente do Metrô, Sérgio Avelleda

Amigos, usuários, blogueiros e atuantes das Redes Sociais iniciaram um movimento pedindo para que o presidente do Metrô, Sergio Avelleda, permaneça no comando do Metrô, através de uma página no Facebook, e postagens no Twitter com a hashtag #ApoiamosSergioAvelleda

Na semana passada o Ministério Público de São Paulo afirmou que vai entrar com ação na Justiça pedindo o afastamento de Avelleda, por suspeita de irregularidades encontradas na licitação das obras de ampliação da Linha 5–Lilás. Atualmente, a linha liga o Capão Redondo ao Largo 13. Quando estiver pronta, vai chegar até a estação Chácara Klabin, da Linha 2-Verde.

Mas, não podemos deixar de dizer que existe uma certa estranheza neste pedido do MP:

– Quando o contrato foi assinado, não era Sergio Avelleda que estava na presidência do Metrô. Avelleda era presidente da CPTM.

– As regras do edital são válidas, segundo juízes de Direito, o Tribunal de Contas do Estado, o Conselho Superior do Ministério Público. Todos eles analisaram o edital e afirmaram categoricamente que o documento é legal.

– Este tipo de licitação, questionada pelo MP, apenas uma empresa pôde ganhar cada lote. “Se uma única empresa ganha toda obra, que é complexa, caríssima, exige rigor extremo, o Metrô fica refém de uma única empresa que poderá ter problemas financeiros ou técnicos durante a obra.” – disse Avelleda.

Sergio Avelleda comandou a CPTM na gestão do ex-governador José Serra, onde desempenhou um trabalho brilhante e decisivo na modernização da empresa. Veja abaixo os principais pontos levantados pelo Blog CPTM em Foco:

– Modernização de 34 trens da CPTM, de diversas linhas;
– Construção de 7 novas estações;
– Aquisição de 48 novos trens;
– Programa Usuário Amigo;
– Visitas Institucionais;
– Ciclovia do Rio Pinheiros;
– Nova identificação visual da CPTM;
– SMS Denúncia;
– Expresso Turístico;
– Ciclista Cidadão;
– Câmeras de vigilância em todas as estações;
– Cobertura total de grande parte das estações;
– Redução significativa do intervalo entre os trens;
– Acessibilidade.

Como éra a CPTM antes de de Avelleda:

Como está hoje a Companhia:

Obviamente existem problemas como trens cheiros, intervalos bem maiores que no Metrô. Mas há de se convir que houve avanços significativos.

O portal Via Trolebus não têm relação nenhuma com nenhum partido político, muito menos com empresas do setor. Mas, apoiamos esta causa e reafirmamos nossa solidariedade a Sergio Avelleda, que sempre se mostrou interessado em ajudar na causa da mobilidade urbana através dos transportes sobre trilhos.

Por Renato lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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