Metrô SP

Obras de Linha de Metrô em Guarulhos deve ser iniciadas em 2013

Prevista para estar em operação antes do final de década, a Linha 19 – Celeste vai ligar a zona Sul da capital paulista até Guarulhos. O site Diário de Guarulhos trouxe uma entrevista com o arquiteto e urbanista Alberto Epifani, gerente de Planejamento e Integração do Metrô. Segundo ele, a linha 19-Celeste cortará o município longitudinalmente, com estações na Av. Tancredo Neves, Centro (Guarulhos), Anel Viário (Castelo Branco), Vila Endres e Fernão Dias, seguindo em direção à estação Dutra. Esta última servirá para baldeação com outra linha prevista, a 15 – Branca que seguirá até a Penha, Vila Formosa, Anália Franco e Vila Prudente.

“O governador Geraldo Alckmin fez questão de que a linha Celeste seguisse até Guarulhos, pois os estudos iniciais previam que ela deveria terminar na Vila Maria”, disse Epifani. De acordo com o arquiteto, o prazo para conclusão dessas linhas de metrô será 2018. “São muitas as etapas necessárias para se construir uma linha: diretrizes, projeto funcional, licença ambiental, desapropriações, projeto executivo e execução. As obras mesmo devem começar só em 2013, com recursos do Tesouro ou, talvez, parte delas, numa PPP (Parceria Público Privada).”

O ramal celeste nasce na estação Água Espraiada onde fará integração com a Linha 5 – Lilás e o monotrilho da Linha 17 – Ouro. Depois cruza pela futura Linha 20 – Rosa na estação Hélio Pelegrino. Sobe pelo bairro dos jardins, cruza com a estação Brigadeiro da Linha 2 – Verde. Desce em direção ao centro cruzando com as Linhas 6 – Laranja, 3 – Vermelha na estação Anhangabaú, 1 – Azul na estação São Bento, 4 – Amarela na futura estação Pari, seguindo até Vila Maria, Dutra chegando ao município de Guarulhos.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus