Neste sábado (5) a região de Moema vai ganhar 3,3 km de ciclovias e 6,5 km de rotas de bicicletas. As faixas têm sentido único e ficam entre a calçada e as vagas de estacionamento. Devem funcionar 24 horas por dia em todos os dias da semana. Esta rede de Moema será um projeto piloto da prefeitura de São Paulo.
O trajeto será pelas avenidas Rouxinol e Aratãs, entre a rua Araguari e a alameda Anapurus; avenidas Pavão e Iraí, entre a rua Araguari e alameda Anapurus; além da rua Araguari, entre a avenida Pavão e a rua Rouxinol. Em Moema, a nova rota será formada pelas vias: alameda dos Anapurus, avenida Aratãs, rua Inhambu, rua Canário, avenida Sábia e rua Doutor José Cândido de Souza.
De acordo com a CET, haverá uma mudança na avenida Iraí, que passa a ter sentido único no trecho entre as alamedas dos Anapurus e dos Nhambiquaras para receber a faixa dos ciclistas.
A rota de bicicleta de Moema será semelhante às implantadas no Brooklin e no Butantã, onde os veículos compartilham o espaço com as bicicletas. Os motoristas devem ficar atentos à sinalização horizontal e vertical. Mas, todos sabem que o maior obstáculo para o funcionamento da ciclofaixa é a educação de trânsito. Nesta semana a reportagem do Estadão constatou que, como quase toda a ciclofaixa já estava pintada, centenas de motociclistas usavam o espaço como “motofaixa”, para driblar congestionamentos.
“O grau de segurança está diretamente relacionado com o grau de punição para quem não obedecer as regras”, diz o cicloativista Willian Cruz, autor do blog Vá de Bike ao jornal.
Segundo Felipe Aragonez, secretário-geral do Instituto CicloBR, a ciclofaixa poderá ser utilizada por mais ciclistas caso seja estendida para outros bairros. “Ninguém fica só em Moema. É um primeiro passo, mas precisamos de projetos mais amplos.”
Por Renato Lobo | Foto: Daniel Teixeira – Agência Estado