O Metrô anunciou que o fluxo da Linha 4 – Amarela pode ser melhor equilibrado com a inauguração do trecho da Linha 5 – Lilás entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin. De acordo com a companhia, ambas as linhas foram dimensionadas para operarem em conjunto, oque acabou não acontecendo. Meses atrás o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse em entrevista que não havia recursos suficientes para tocar as duas linhas no começo da década passada.
Com a conclusão do ramal Lilás, os usuários da região sul de São Paulo poderão deslocar-se direto para a estação Santa Cruz (linha azul) ou para a Chácara Klabin, equilibrando assim, a rede sem ter que usar a Linha 4 – Amarela e a Linha 9 – Esmeralda para se deslocar da região da Paulista até Santo Amaro e outros bairros da zona sul da capital.
O trecho inicial da Linha 5 – Lilás foi entregue há nove anos, ligando o Capão Redondo ao Largo Treze. Agora o governo pretende entregar o ramal Lilás completo entre 2014 e 2015.
As declarações do Metrô foram divulgadas no site da UOL.
Por Renato Lobo