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EMTU divulga nota sobre cobrança tarifária em terminais de trólebus

Após uma série de notícias sobre um possível fim na integração nos terminais do corredor metropolitano de trólebus do ABD a EMTU divulgou informações sobre a ação.

A empresa diz que em reunião realizada no dia 22/11 na Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), a EMTU/SP ofereceu uma alternativa adicional à Prefeitura de Diadema com medidas para reequilibrar o contrato EMTU/SP 020/97 de Concessão do Corredor ABD e realizar as melhorias necessárias previstas no sistema, sem onerar os cerca de 40 mil usuários que realizam diariamente a integração livre no município. Minuta de convenio será formalizada amanhã (23) ao município, prevendo partição tarifária  que trate da remuneração entre passageiros provenientes do transporte municipal e que acessam gratuitamente o Corredor Metropolitano ABD. A proposta permitirá que o usuário beneficiário da integração não seja onerado com aumento de tarifas – objetivo primordial do Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura  de Diadema comprometeu-se a estudar a proposta e um novo encontro entre as partes foi marcado para a próxima semana.

A EMTU alega que, em 14 anos, os passageiros transferidos à época da assinatura do contrato de Concessão do Corredor ABD (EMTU/SP 020/97) cresceram 24%, ocasionando necessidade de novos investimentos, como aumentos de 34% na frota e de 10% na quilometragem, para atender adequadamente o crescimento da demanda;

A empresa está convicta de que a implantação desse procedimento operacional vai proporcionar uniformidade de tratamento aos usuários e diz que vai assegurar a modernização do sistema, com a substituição da atual bilhetagem eletrônica – SBE (bilhetes Edmonson)  – por outro sistema que possibilite a implantação do Bilhete do Ônibus Metropolitano (BOM), visando  implementação da integração do Corredor ABD com os demais ônibus metropolitanos, municipais, Metrô e CPTM.

Outro fator descrito pela empresa, são os investimentos que o Estado vem realizando, como a reforma e adequação da acessibilidade dos terminais, eletrificação dos 11 km que restavam entre Jabaquara e Piraporinha em Diadema e a repotencializacão de 23 km com a substituição das estações retificadoras,  é fundamental a realização de novos investimentos como a substituição do fio trolley e a construção e operação da CCE Central de Controle de Energia.  Todas essas melhorias correspondem a investimentos de cerca de R$ 90 milhões.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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