Metrô SP Monotrilho

Dilma e Alckmin devem anunciar juntos linha de Metrô no ABC

O “romance” entre Dilma e Alckmin continua. No mês de dezembro a presidente da república e o governador do estado mais rico brasileiro deverão anunciar juntos o projeto da Linha 18 – Bronze do Metrô, um Monotrilho que vai ligar as cidades Santo André, São Bernardo e São Caetano, a capital paulista na estação Tamanduateí, da linha 10 da CPTM, que também está integrada à Linha 2 – Verde do Metrô.

As duas autoridades já anunciaram juntos outras obras, como investimentos para o Trecho Norte do Rodoanel, Ferroanel e Hidrovia Tietê-Paraná. Também lançaram juntos o programa Brasil Sem Miséria, no Palácio dos Bandeirantes, e firmaram uma parceria para o programa Minha Casa Minha Vida, em que São Paulo se comprometeu a ceder terrenos para o programa federal. Além disso, o governo federal recentemente ampliou o teto da dívida de São Paulo para R$ 17 bilhões.

A linha 18 – Bronze do Metrô terá cerca de 20 quilômetros, 18 estações, quatro terminais integrados e são previstos 400 mil usuários por dia. No entanto não há previsão de início de obra.

O projeto funcional da linha foi bancado pela prefeitura de São Bernardo do Campo, no valor de R$ 1,8 milhão. As obras serão bancadas com recursos do governo federal e do governo de São Paulo. “É possível também que o projeto seja complementado, eventualmente, com recursos de uma Parceria Público Privada (PPP)”, afirmou o prefeito Luiz Marinho em entrevista ao Diário do Grande Abc.

Dilma já destinou verba para Metrô em outros estados

Segundos informações do Diário do Grande ABC, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou hoje que os projetos do Metrô e os dois corredores de ônibus estão em fase de análise pelo governo federal. “Estamos terminando as definições e esses empreendimentos têm grandes condições de serem encaixados, mas ainda não temos uma definição definitiva. Acredito que, no máximo, em meados de dezembro (a presidente Dilma) anuncie, como já anunciou os metrôs de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador”, afirmou.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus