Metrô SP

ViaQuatro quer reembolso por atraso na construção da linha 4 – Amarela, diz Jornal

Após o governo ter responsabilizado a ViaQuatro, empresa que opera a linha 4 do Metrô, sobre a paralisação que afetou a linha na segunda feira prejudicando 75 mil passageiros, agora é a vez da concessionária cobrar o Governo.

De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, a ViaQuatro estaria cobrando uma dívida do governo de São Paulo devido ao atraso para completar a primeira etapa da linha, atraso esse causado em partes pela cratera da estação Pinheiros.

Segundo a reportagem, a reivindicação se deve ao “parcelamento” da entrega das estações pelo governo. Desde a operação comercial do trecho Faria Lima-Paulista, em junho de 2010, a linha 4 funcionou de maneira parcial até setembro deste ano. O Metrô operou a linha em horário diferenciado para realizar testes importantes para os novos sistemas presente na linha amarela.

De acordo com o Jornal, a ViaQuatro diz ter sido prejudicada pela demanda perdida, já que, pelo contrato, as seis estações funcionariam juntas logo no começo.

A secretaria de Transportes metropolitanos sinaliza concordar com a argumentação da ViaQuatro, porém não com os cálculos da empresa. Governo e concessionária não divulgaram a quantia discutida.

Durante um ano, incompleta e com horário reduzido, a linha 4 teve média próxima de 70 mil passageiros por dia. Na semana passada, quando a linha 4 passou a operar com Luz e República em horário integral, a demanda ultrapassou 400 mil, e deve atingir os 700 mil quando a segunda fase estiver em operação.

Por Renato Lobo, com as informações de jornal Folha de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus