ViaQuatro quer reembolso por atraso na construção da linha 4 – Amarela, diz Jornal

Após o governo ter responsabilizado a ViaQuatro, empresa que opera a linha 4 do Metrô, sobre a paralisação que afetou a linha na segunda feira prejudicando 75 mil passageiros, agora é a vez da concessionária cobrar o Governo.

De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, a ViaQuatro estaria cobrando uma dívida do governo de São Paulo devido ao atraso para completar a primeira etapa da linha, atraso esse causado em partes pela cratera da estação Pinheiros.

Segundo a reportagem, a reivindicação se deve ao “parcelamento” da entrega das estações pelo governo. Desde a operação comercial do trecho Faria Lima-Paulista, em junho de 2010, a linha 4 funcionou de maneira parcial até setembro deste ano. O Metrô operou a linha em horário diferenciado para realizar testes importantes para os novos sistemas presente na linha amarela.

De acordo com o Jornal, a ViaQuatro diz ter sido prejudicada pela demanda perdida, já que, pelo contrato, as seis estações funcionariam juntas logo no começo.

A secretaria de Transportes metropolitanos sinaliza concordar com a argumentação da ViaQuatro, porém não com os cálculos da empresa. Governo e concessionária não divulgaram a quantia discutida.

Durante um ano, incompleta e com horário reduzido, a linha 4 teve média próxima de 70 mil passageiros por dia. Na semana passada, quando a linha 4 passou a operar com Luz e República em horário integral, a demanda ultrapassou 400 mil, e deve atingir os 700 mil quando a segunda fase estiver em operação.

Por Renato Lobo, com as informações de jornal Folha de São Paulo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus