CPTM EMTU Metrô SP SPTrans

Transporte Público Terá Esquema diferenciado neste feriado

Para você que vai ficar em São Paulo, afinal um feriado bem no meio da semana fica difícil pegar estrada, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos informa que as operações do Metrô, da CPTM e da EMTU/SP serão semelhantes às de um domingo típico, ocasião em que há redução do número de usuários nesses sistemas.

Metrô

A operação do Metrô, nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), terá o mesmo número de trens em circulação de um domingo típico.

Todas as estações abrirão no horário habitual, às 4h40, exceto Vila Madalena e Sumaré, da Linha 2-Verde, que permanecerão fechadas para o público até o meio-dia, em função de serviços de manutenção programados. Durante o período em que estiverem fechadas, os usuários dessas duas estações serão atendidos gratuitamente por ônibus da SPTrans, solicitados pelo Metrô à Prefeitura por meio do PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).

Os coletivos partirão do terminal de ônibus da estação Vila Madalena, com intervalos médios de seis minutos, e passarão em frente às estações Sumaré e Clínicas, retornando depois pelo mesmo itinerário. Os usuários que estiverem utilizando o transporte metroviário serão informados da alteração pelo sistema de som das estações, dos trens e por meio de cartazes. Já na quinta-feira (13), o Metrô recomeça a operação comercial em todas as linhas no horário normal, a partir das 4h40.

ViaQuatro

A linha 4 – Amarela terá operação normal. Lembrando que apenas aos domingos a linha ainda fica fechada, passando por testes de sistemas. Uma boa pedida para quem ainda não conhece as novas estações.

CPTM

Sempre nos dias de menores movimentos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos aproveitará para realizar obras de manutenção e modernização do sistema.

Na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), das 8 às 20h, haverá implantação de novo sistema de sinalização e substituição de equipamento de via entre as estações Lapa e Palmeiras/Barra Funda, ocasionando maior intervalo médio entre as composições.

Na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), das 9h às 19 horas, serão substituídos equipamento de via e a implantação de componentes do sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim e na região da estação Osasco. Por esse motivo, os trens da Linha 9 irão circular entre as estações Presidente Altino e Pinheiros, onde será necessária a transferência entre trens para prosseguir até Grajaú.

Na banda B da linha 11-Coral, no trecho Guaianazes- Estudantes, das 4h até o fim da operação comercial será realizada a substituição de equipamento do sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano. As intervenções provocarão maior intervalo médio entre os trens. Já no Expresso Leste (Luz-Guaianazes), das 8h às 22 horas haverá implantação de novo sistema de sinalização (CBTC), ocasionando aumento no intervalo médio dos trens.

EMTU

A frota metropolitana de ônibus intermunicipais, gerenciada pela EMTU/SP e que opera nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, está programada para cumprir, em média, 50% das viagens realizadas em dia útil, o mesmo número de viagens previstas para os domingos. No restante da semana, quinta-feira (13) e sexta-feira (14), a quantidade de viagens será a mesma dos dias úteis.

SPtrans

A operação das linhas no Município de São Paulo terão o mesmo esquema dos domingos, com redução da oferta de ônibus nas linhas

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus