Ciclista

Testamos a Ciclovia Rio Pinheiros

Neste feriado de 12 de Outubro o Portal Via Trolebus percorreu os 14 km de extensão da Ciclovia Rio Pinheiros entre a Avenida Miguel Yunes (próximo da estação Jurubatuba) e a estação Vila Olímpia, totalizando 28 km (ida e volta). Apesar do cheiro do poluído rio, é uma ótima opção para quem gosta de pedalar, já que não existe interferências ao longo da faixa exclusiva para as “bikes”. Pessoas de todas as idades frequentavam a ciclovia, desde crianças que aproveitavam seu dia, até ciclistas que percorriam a via com velocidade considerável. Mas o máximo permitido é de 30 km para as bicicletas. A ciclovia deve ganhar mais 6,4 km até a estação Villa Lobos-Jaguaré.

O único fator negativo é a falta de acessos, e os poucos ponto de apoio.

Mas, o governo promete três novos acessos: um pela ponte Cidade Universitária, outro na estação Morumbi e o terceiro pela estação Santo Amaro. O projeto também investe em soluções sustentáveis, incluindo um sistema de iluminação a partir da energia limpa e renovável.

Previstos para serem implantados até o final deste ano, dois acessos são resultados de readequações do mezanino à passarela interna das estações Morumbi e Santo Amaro, que terão rampas para facilitar o deslocamento entre a ciclovia e as estações. No caso do terceiro acesso, a CPTM construirá uma passarela ligando a ciclovia à ponte Cidade Universitária, nas proximidades da estação homônima.

Para o primeiro semestre do ano que vem está prevista a conclusão de outras duas passarelas de uso exclusivo para os ciclistas: uma ligará a ciclovia ao Parque Villa-Lobos e a outra ao Parque do Povo, próximo à ponte Cidade Jardim.

Energia renovável

Baseado no conceito de sustentabilidade, o projeto de iluminação usará fontes de energia eólica e solar. Ao longo de 20 km de via, serão instalados 764 postes com luminárias de LED [Light-Emitting Diode], com potência acima de 30 watts, além de aerogeradores para captação do vento e coletores solares. Inédito, esse sistema foi desenvolvido por técnicos da CPTM que testaram nos últimos três meses um protótipo instalado perto da estação Jurubatuba. No alto do poste foi colocado o aerogerador, dispositivo que funciona como um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento, para converter a energia que provém dos ventos. Um pouco abaixo, foi fixada a bandeja para captação solar. A expectativa é que a iluminação seja concluída junto com as obras das duas novas passarelas.

Inaugurada em fevereiro de 2010, a Ciclovia Rio Pinheiros está inserida no cenário urbano como alternativa segura de lazer e deslocamento para os moradores da capital. O espaço possibilita a integração do ciclista com a natureza e estimula o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e saudável. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a CPTM e a Emae, que autorizou sua implantação na estrada de serviço que fica paralela à Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], às margens do Rio Pinheiros.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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