SPTrans

SP: Enquanto entre 2008 e 2011 o número de passageiros cresceu 7%, a quantidade de ônibus aumentou só 0,8%

Mais passageiros estão usando o transporte público em São Paulo. Recentemente o Metrô chegou a marca dos 4 milhões de usuários/dia. Agora é o sistema de ônibus que bate recordes. A SPtrans, empresa que gerencia o sistema, registrou 264,9 milhões de passageiros transportados no mês de agosto, equivalente a cerca de 8,8 milhões de viagens diárias, segundo dados da própria empresa. Você acha que houve aumento no número de ônibus? Se respondeu que não, acertou na mosca: O crescimento da frota não acompanhou a demanda. Se entre 2008 e 2011 o número de passageiros cresceu 7%, a quantidade de ônibus aumentou 0,8%

Especialistas e entusiastas no setor atribuem essa crescente demanda a implantação do Bilhete Único, em 2003. Neste ano eram 100 milhões de transportados por mês. Outro fator que também ajudou é a integração com desconto na tarifa entre Metrô/CPTM e Ônibus.

A grande reclamação é as condições dos coletivos e principalmente os serviços prestados. A prefeitura deu passos, mas falta muito para se ter um transporte digno na capital paulista.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus