SPTrans

Ônibus híbrido começa a ser testado em Porto Alegre. Em SP prefeitura não cumpre meta de renovação dos trólebus

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, já está testando o primeiro ônibus híbrido. O veículo que opera com motores diesel e elétrico, pode reduzir em 90% a emissão de gases tóxicos, será testado por 15 dias na cidade, por meio de parceria entre o município e a fabricante Volvo.

O modelo em teste tem tecnologia europeia e representa economia de 35% no consumo de combustível. O motor elétrico, utilizado da arrancada até a velocidade de 20 km/h, é alimentado pela energia gerada na frenagem, sem a necessidade de alimentação externa, enquanto o motor a diesel entra em operação a partir dos 20 km/h. A estimativa da empresa é que o sistema elétrico seja aplicado em 70% dos trajetos, reduzindo os ruídos e gerando mais conforto para os usuários.

A versão híbrida será fabricada na planta do Brasil a partir do ano que vem, pela primeira vez fora da Europa. O modelo é avaliado em outras três capitais – Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

São Paulo testa os Híbridos e esquece dos trólebus

Em São Paulo, os testes com o ônibus híbrido começaram em julho deste ano, com o objetivo de reduzir a poluição do ar e economizar no combustível não renovável. O veículo, fabricado na Suécia, foi trazido ao Brasil para passar por testes de adaptação pela Fundação Clinton.

Mas por outro lado a prefeitura não está cumprindo a meta de renovação de 140 trólebus previstas já para 2010. Até agora apenas 13 ônibus elétricos chegaram.

Por Renato lobo, com as informações de Agência Estado

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios