O especialista em transporte, Adriano Branco, em entrevista à rádio Jovem Pan, disse que considera a PPP importante para apressar as obras de Expensão do Metrô paulista, apesar dos problemas com o consórcio Via Amarela. Branco acrescentou que a Linha 4 – Amarela é a mais moderna de São Paulo. Em relação a Linha 6 – Laranja, as obras, depois de iniciadas, devem demorar pelo menos quatro anos. Segundo ainda o especialista, o governo deve controlar desde o inicio as empresas que vão operar o sistema. Sendo assim, só existem vantagens, completa Branco.
Apesar dos problemas com a Linha Amarela, governo vai insistir na Parceria Público Privada para expandir mais rapidamente a malha Metroviária.
Governo vs ViaQuatro
A operadora da linha 4 – Amarela pede um ressarcimento pela entrega fracionada das seis estações e alega que teve prejuízos. O governador Geraldo Alckmin, em entrevista à rádio, avisou que não aceita os argumentos e volta a defender a Parceria Público Privada. “Esse é um assunto que já vem de alguns anos, está na esfera administrativa. O Metrô não aceita os argumentos do consórcio e é um litigio que vai sr resolvido mais a frente”.
O governo confirmou, nesta quarta-feira, o plano para a Linha 6 – Laranja que vai da Brasilândia, na Zona Norte, e até São Joaquim, no ramal azul. Na primeira fase, estão previstas paradas na Freguesia do Ó, na Pompeia, em Perdizes, na Água Branca, em Higienópolis, servindo PUC, Faap e Makenzie. Em uma segunda etapa, a partir do bairro da Liberdade, as principais estações serão: Aclimação, Cambuci, Alberto Lion, Mooca e Anália Franco.
O ponto final será em Cidade Líder, na zona leste, fechando cerca de vinte quilômetros e previsão de seiscentos mil passageiros por dia. O governo já publicou informações no Diário Oficial para atrair interessados em fazer Parceria Público Privada.
Por Renato Lobo, com as informações de Jovem Pan