Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, já está testando o primeiro ônibus híbrido. O veículo que opera com motores diesel e elétrico, pode reduzir em 90% a emissão de gases tóxicos, será testado por 15 dias na cidade, por meio de parceria entre o município e a fabricante Volvo.
O modelo em teste tem tecnologia europeia e representa economia de 35% no consumo de combustível. O motor elétrico, utilizado da arrancada até a velocidade de 20 km/h, é alimentado pela energia gerada na frenagem, sem a necessidade de alimentação externa, enquanto o motor a diesel entra em operação a partir dos 20 km/h. A estimativa da empresa é que o sistema elétrico seja aplicado em 70% dos trajetos, reduzindo os ruídos e gerando mais conforto para os usuários.
A versão híbrida será fabricada na planta do Brasil a partir do ano que vem, pela primeira vez fora da Europa. O modelo é avaliado em outras três capitais – Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
São Paulo testa os Híbridos e esquece dos trólebus
Em São Paulo, os testes com o ônibus híbrido começaram em julho deste ano, com o objetivo de reduzir a poluição do ar e economizar no combustível não renovável. O veículo, fabricado na Suécia, foi trazido ao Brasil para passar por testes de adaptação pela Fundação Clinton.
Mas por outro lado a prefeitura não está cumprindo a meta de renovação de 140 trólebus previstas já para 2010. Até agora apenas 13 ônibus elétricos chegaram.
Por Renato lobo, com as informações de Agência Estado