Ônibus híbrido começa a ser testado em Porto Alegre. Em SP prefeitura não cumpre meta de renovação dos trólebus

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, já está testando o primeiro ônibus híbrido. O veículo que opera com motores diesel e elétrico, pode reduzir em 90% a emissão de gases tóxicos, será testado por 15 dias na cidade, por meio de parceria entre o município e a fabricante Volvo.

O modelo em teste tem tecnologia europeia e representa economia de 35% no consumo de combustível. O motor elétrico, utilizado da arrancada até a velocidade de 20 km/h, é alimentado pela energia gerada na frenagem, sem a necessidade de alimentação externa, enquanto o motor a diesel entra em operação a partir dos 20 km/h. A estimativa da empresa é que o sistema elétrico seja aplicado em 70% dos trajetos, reduzindo os ruídos e gerando mais conforto para os usuários.

A versão híbrida será fabricada na planta do Brasil a partir do ano que vem, pela primeira vez fora da Europa. O modelo é avaliado em outras três capitais – Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

São Paulo testa os Híbridos e esquece dos trólebus

Em São Paulo, os testes com o ônibus híbrido começaram em julho deste ano, com o objetivo de reduzir a poluição do ar e economizar no combustível não renovável. O veículo, fabricado na Suécia, foi trazido ao Brasil para passar por testes de adaptação pela Fundação Clinton.

Mas por outro lado a prefeitura não está cumprindo a meta de renovação de 140 trólebus previstas já para 2010. Até agora apenas 13 ônibus elétricos chegaram.

Por Renato lobo, com as informações de Agência Estado

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus