Prevista inicialmente para o final deste ano, a Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo só vai rodar integralmente com o CBTC (Communication-Based Train Control) em março de 2012, de acordo com publicação do site da Revista Ferroviária. A empresa Alstom deve finalizar em março do ano que vêm a instalação do novo sistema que deve reduzir intervalos do ramal que liga a Vila Prudente á Vila Madalena.
De acordo ainda com a publicação, está previsto que a implantação do CBTC nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha esteja concluída no segundo semestre de 2012. A linha 1 – Azul deve receber primeiro o novo sistema, e depois a Linha 3 – Vermelha. O diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos do Metrô de São Paulo, Laércio Mauro Santoro Biazotti, afirmou à revista que estão sendo investidos cerca de R$ 700 milhões na implantação do CBTC nas três linhas de São Paulo.
Hoje, o Metrô utiliza o ATO (Automatic Train Operation) e com o CBTC reduzirá o intervalo entre trens e deve aumentar segurança na operação das linhas. “Vamos ter 20% de aumento de oferta e headway (intervalo entre trens) na mesma proporção”, contou Biazotti.
Mas, em relação a superlotação, o diretor da empresa diz que “só vai ser reduzida com as novas linhas”. Atualmente estão em obras, a extensão da Linha-2 Verde e a Linha 17-Ouro, ambas em Monotrilho, e também as linhas 4-Amarela (2º Fase) e a 5-Lilás, (prolongamento do Lgo. Treze até a Chácara Klabin). O Metrô diz que as linhas linhas 6-Laranja, 20-Rosa e 18-Bronze já estão em projeto.
Por Renato Lobo