Metrô SP

Governo vai apurar as causas da falha que paralisou a linha 4 – Amarela

O Governador Geraldo Alckmin disse nesta segunda feira (3) que vão ser apuradas as causas da falha que afetou a Linha 4 – Amarela, acarretando na abertura das 6 estações só as 8h18 da manhã, prejudicando cerca de 75 mil passageiros:

“Já determinamos à Secretaria de Transportes Metropolitanos, que é quem tecnicamente tem todas as condições para avaliar, verificar o ocorrido e tomar todas as providências necessárias com rapidez e rigor”, afirmou o governador durante evento da Faculdade de Medicina da USP.

Sobre uma possível punição à ViaQuatro, empresa que administra linha, o governador afirmou que é preciso “aguardar a conclusão do Metrô”. “O rigor será absoluto, mas não devemos ser imprudentes de nos manifestarmos antes de ter uma avaliação”, disse.

“A operadora tem o dever de ter um plano de contingenciamento e tem o dever de ter um plano de comunicação. Você prestar conta para a população é uma obrigação. Só quem opera a ferrovia pode ter essas condições imediatas”, afirmou ainda Alckmin.

A ViaQuatro publicou nota sobre a falha:

“Cerca de 75 mil usuários foram afetados e deixaram de ser transportados pela Linha. O problema foi detectado no sistema de sinalização (CBTC), que não permitia a circulação normal dos trens no trecho entre as estações República e Luz, recém-inaugurado. A concessionária ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela, decidiu manter toda a linha inoperante, já que não era adequado operar parcialmente”

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus