CPTM Metrô SP

Falhas no Metrô e na CPTM estão dentro da normalidade, pelo número de viagens feitas

O assunto “pane no Metrô” volta a tona, e mais uma vez vemos uma enxurrada de noticias que colocam em cheque a operação da Companhia, e também da CPTM. A última foi publicada no G1, portal de notícias da TV Globo:

Lá diz que os passageiros da Grande São Paulo reclamam que os trens do Metrô e da CPTM têm apresentado falhas contantes, além do habitual. O texto diz que os trens transportam 6,5 milhões de pessoas todos os dias, mas este dado já está desatualizado. Já são mais de 7 milhões, de acordo com o secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A reportagem lembra que na madrugada desta quinta (27), os trens da Linha 2-Verde circularam com velocidade reduzida por 11 minutos devido à falta de energia elétrica. Na terça-feira (25), o acionamento indevido do sistema de emergência parou um trem da Linha 12 Safira da CPTM, ou seja por culpa do próprio usuário. No mesmo dia, uma falha na rede elétrica fechou a Estação Largo 13 da Linha 5, e a estação ficou fechada por 10 horas. Segundo o texto, nos últimos 30 dias, foram 17 ocorrências no Metrô e seis na CPTM.

Para o engenheiro de tráfego e transportes Humberto Pullin, o número de passageiros cresceu, mas a estrutura pouco mudou. “Tem faltado nos trens do Metrô e da CPTM manutenção preventiva. Acredito que as equipes e a própria estrutura de manutenção não estavam preparadas para esse aumento da demanda”, diz.

Mas considerando o número de viagens por dia, o número de falhas é ínfimo: “No último mês, nós realizamos mais de 100 mil viagens. Dessa forma, tivemos um número de ocorrências significativamente pequeno em relação a esse número de viagens realizadas”, afirma Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô.

“Quando a gente compara esse número de ocorrência, ou seja, pega o número de quatro ocorrências durante esse mês, que impactaram efetivamente a vida do usuário, nós tivemos uma média de uma ocorrência para cada 18 mil viagens”, calcula Francisco Pierrini, gerente de operações da CPTM.

Mas, infelizmente alguns órgãos de comunicação não citam que o Metrô detêm o título de um dos melhores sistemas do mundo. Obviamente que, com mais passageiros usando o serviço, já que ele é eficaz, existem mais possibilidades de falha. Isso não tira a responsabilidade do governo estadual investir mais em transporte público, muito menos do governo federal participar da expansão do metrô em São Paulo.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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