Nesta manhã de segunda feira (3) cerca de 75 mil pessoas foram afetadas por uma pane no CBTC, sistema que controla os trens, na linha 4 – amarela, responsável pela integração de 3 linhas de Metrô e 4 da CPTM. Mas, você sabe oque é o CBTC?
Artigo publicado na Revista Engenharia explica que, o CBTC (Communications-Based Train Control – Controle de Trens Baseado em Comunicação) é um sistema de controle automático de trem que utiliza alta precisão na determinação da localização do trem independente de circuitos de via. Quando comparado a outros sistemas mais tradicionais, oferece as vantagens de baixo custo inicial, capacidades mais altas de processamento sem reduzir velocidades operacionais, maior confiabilidade e maior segurança. Em muitos casos, a tecnologia de um sistema CBTC é alguma espécie de comunicação via frequência de rádio, e inclui um método que é mais preciso que os circuitos de via para determinar a localização dos trens. Rádios colocados nos trens se comunicam com rádios instalados ao longo da via.
Alguns números:
– Headway (intervalo entre trens) em torno de 68 segundos;
– Precisão do posicionamento de trens, melhor do que 4 metros;
– Taxa de atualização de uma vez a cada meio segundo;
– Tempo médio entre falhas inseguras de aproximadamente 150.000 anos;
– Tempo médio entre interrupções para manutenção de 27.000 horas;
– Alcance das ondas de rádio de aproximadamente 16,07 Km (10 milhas);
– Usa a tecnologia de rádio “Spread Spectrum”, uma tecnologia inicialmente militar: sinais difíceis de interceptar ou interferir, e que mantêm suas características por uma boa distância, também em túneis.
Atualmente a linha 4 – Amarela e o trecho entre as estações Vila Prudente e Sacomã da linha 2 – verde operam por CBTC. Futuramente as linhas 1 -Azul, toda a extensão da 2 – Verde, 3 – Vermelha e 5 – Lilas, e as linhas 8 – Diamante, 10 – Turquesa e 11 – Coral da CPTM terão a inovação.
Por Renato Lobo