Dois ônibus foram incendiados na zona leste da capital paulista. Um na Rua José Vieira Guimarães, na região de Lajeado. O outro a poucos metros do local, na altura do número 6.042 da Avenida Nordestina. Segundo a PM, os incêndios foram criminosos, quando bandidos entraram nos veículos, mandaram os passageiros descer e atearam fogo. Ninguém ficou ferido.
Não se sabe qual foi a causa dos crimes.
Investigações
Os casos foram encaminhados para o 68º Distrito Policial, em Lajeado. Segundo a Polícia Civil, há duas linhas de investigações sendo analisadas.
A primeira seria uma retaliação de moradores da região a uma ação da Polícia Militar nesta madrugada em um posto de combustíveis. A PM foi acionada para verificar o barulho causado por um grupo que bebia no posto. As pessoas foram dispersas e antes de sair, alguns fizeram ameaças aos policiais, dizendo “isso não vai ficar assim”. A polícia investiga se há alguma relação entre o caso e os incêndios.
A outra linha de investigação se refere à participação de integrantes de uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas. Segundo um dos motoristas, um dos criminosos disse, durante a ação, que era membro desta facção.
A polícia também procura câmeras de segurança que possam ter registrado as ações – no caso da Avenida Nordestina, uma empresa em frente ao ponto onde o ônibus foi incendiado possui uma câmera de segurança. Entretanto, ela estava desligada há seis meses. Possíveis testemunhas também estão sendo procuradas – entretanto, ninguém se manifestou por enquanto como tendo visto a ação dos criminosos.
Segundo os motoristas, os suspeitos estavam com capuz e eram jovens. Entretanto, com a confusão, nenhum dos condutores conseguiu ver o rosto dos suspeitos, impossibilitando qualquer reconhecimento.
Por Renato Lobo, com as informações de G1