Até dezembro a a ciclovia da Avenida Brás Leme, na zona norte de São Paulo, pode sair do papel. A promessa foi feita há pelo menos sete anos. A Secretaria Municipal de Transportes projetou um percurso de três quilômetros ao longo do canteiro central da avenida – onde hoje há pista de caminhada e corrida, que será preservada.
De acordo com o Jornal O Estado de São Paulo, a CET estuda criar, em parceria com a iniciativa privada, a primeira ciclofaixa de lazer da região. Com dois quilômetros, ela deve ligar a ciclovia da Brás Leme ao Parque da Juventude.
O roteiro da ciclovia na Brás Leme já era previsto pelo menos desde o Plano Regional Estratégico da Subprefeitura da Casa Verde, de 2004. A previsão inicial era de que a ciclovia ficasse pronta em 2006, assim como outras duas – nas Avenidas Inajar de Souza, com sete quilômetros, e Engenheiro Caetano Álvares, com dois.
A Prefeitura quer ainda triplicar a ciclofaixa de lazer de 45 quilômetros na zona sul da cidade e criar outra semelhante na zona leste, onde o prefeito Gilberto Kassab (PSD) busca uma empresa parceira para criar uma faixa exclusiva de ciclistas de 100 quilômetros. Alternativas cogitadas pela CET são ligar o Parque do Carmo a outro espaço verde da região. A ciclofaixa poderá passar também pelo Jardim Anália Franco.
O projeto está sendo avaliado pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano que analisa pedidos de instalação de peças publicitárias segundo a Lei Cidade Limpa.
A presidente da CPPU, Regina Monteiro, diz que serão permitidos apenas itens móveis (que possam ser colocados e retirados durante o período da operação ciclofaixa), como totens e tendas com a logomarca do patrocinador. Estão sob análise placas de chão que marcam a quilometragem do percurso.
Na zona sul, em troca de ações de marketing aos domingos e feriados – quando a ciclofaixa de lazer está funcionando (7h às 16h) -, a Bradesco Seguros atualmente oferece serviços de reparo de bicicletas, orientadores de trânsito vestidos com a marca da empresa e o blog oficial www.ciclofaixa.com.br. Uma faixa de rolamento no asfalto, delimitada por marcações em vermelho, é reservada ao trânsito de bikes. O trajeto liga os Parques do Povo, do Ibirapuera, Villa-Lobos e das Bicicletas e a Universidade de São Paulo (USP).
Por Renato Lobo, com as informações de O Estado de São Paulo