Metrô SP

“SP deveria ter 400 km de Metrô” – diz Kassab

Nesta quinta feira o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi dar uma volta de Metrô. No fim do trajeto Kassab admitiu que São Paulo tem muito pouco metrô para o tamanho da cidade e sua população, que é de mais de 11 milhões de habitantes. Para o prefeito, a falha é fruto de administrações anteriores: “Infelizmente, nós pagamos pelo descaso das outras administrações. É um absurdo. São Paulo deveria ter hoje, no mínimo, uma malha metroviária de 400 km de metrô, como tem Londres (Inglaterra), Nova York (Estados Unidos), Paris (França) ou até mesmo Buenos Aires (Argentina).

Kassab afirmou também que se tivesse existido mais investimento no transporte público de massa há meio século, atualmente o tráfego na cidade não seria tão “caótico”. Um dos principais problemas para expandir o metrô são as desapropriações, consideradas caras: “O trânsito tem solução, mas é necessário investir no transporte público, na inteligência de semáforos e em campanhas educativas. Mas isso leva tempo”.

Mas, Kassab não lembra das promessas que fez sobre novos corredores de ônibus em vias segregadas, “corredores como eles devem ser feitos, de maneira certa”- frase de Kassab na campanha eleitoral de 2008. Metrô é uma das soluções para o transporte e trânsito da nossa cidade, mas não a única.

Não podemos desmerecer que a prefeitura agora contribui com a expansão do Metrô, cerca de R$ 2 bilhões de seu orçamento desde o início de sua gestão. Segundo ele, metade do valor já foi injetado no orçamento do transporte, entre os anos de 2007 e 2010. O prefeito falou que o restante do dinheiro será disponibilizado ate o fim de sua gestão, em 2012: “Só para se ter ideia, com R$ 2 bilhões dá para fazer 10 km de metrô”, finalizou o prefeito.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus