Não é difícil encontrar algum paulistano insatisfeito com a infraestrutura no município, e logo questionar o porquê da Copa do Mundo ser realizada nesta cidade que é um caos. Mas, segundo o secretário de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes, investimentos “fortes” por parte do governo estadual vão dar conta do recado até o mundial de 2014.
De acordo com a STM, a Linha 3-Vermelha, Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda e a 11-Coral, Luz-Estudantes, ambas que são campeãs em carregamento do Metrô e CPTM respectivamente, terão sistemas modernizados: “Somados os novos projetos em andamento, esses sistemas darão conta da Copa. Vale lembrar que já temos 335 quilômetros de linhas metroferroviárias integradas e com a mesma tarifa na região metropolitana de São Paulo”- afirma o secretário. Estão previstos para as duas linhas o CBTC, sistema que controla a mobilidade dos trens, e permite mais composições por hora, sem contar que as linhas terão mais composições.
Segundo ainda Jurandir Fernandes, outros projetos importantes que ficarão prontos até 2014. Entre eles, os trechos de monotrilho, da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e São Mateus e da Linha 17-Ouro, que inicialmente vai ligar o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da linha 9-Esmeralda da CPTM, o trem da Linha 13-Jade até o aeroporto de Cumbica e um novo corredor de ônibus ao longo da Avenida Jacu-Pêssego, saindo do ABC, passando por Itaquera, até Guarulhos.
O secretário lembrou ainda que um trecho do novo corredor de ônibus da EMTU, entre os bairros CECAP e Taboão, em Guarulhos, deverá ser entregue ainda este ano.
Estes anúncios foram feitos na manhã desta terça-feira (27), no seminário “Zona Leste: o futuro de SP passa por aqui”. A abertura do evento contou com presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab, e foi promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.
Por Renato Lobo